terça-feira, 2 de outubro de 2007

Governador do DF 'demite o gerúndio'

Era só o que faltava. O gerundio está demitido. E agora o que faremos com o: ESTOU CHEGANDO, ESTOU VOLTANDO. Òtimo pois " ESTAVA DEVENDO " e agora não estou mais. O governador deveria se atentar um pouco mais. Seus assessores deveriam ler mais. Ele deveria era demitir o GERUNDISMO. Acho que nem ele sabe a origem deste que é mais um vício de linguagem da lingua portuguesa.

"A tentativa de tradução literal da estrutura do inglês "will be + gerúndio" pode ter iniciado a propagação da construção em português, por exemplo, do "estar mandando" ou do "estar fazendo". Acredita-se ainda que, quando os serviços de telemarketing começaram a se instalar nas empresas brasileiras, os manuais de treinamento tenham sido traduzidos erroneamente o que explicaria a proliferação do "gerundismo" nesse meio."

Quero deixar bem claro, que não são apenas as empresas de telemarketing que comentem esses abusos. Ele está no congresso, nas escolas, nas universidades. Gerundismo é uma mania nacional, uma decadência para um dos idiomas mais ricos e que cada vez mais fica mais vermelho de vergonha.

Nenhum comentário: