sexta-feira, 14 de novembro de 2008

BARACK E DAÍ????

Ou eu sou muito burro para não entender a importância de um negro ou melhor afro-descentente assumir pela primeira vez a presidência dos Estados Unidos ou estão dando importância demais para o fato. Qual a diferença de ele ser negro, amarelo, ruivo, vermelho, rosa, roxo. Se ele chegou até onde está; ele deve ter feito por merecer... Se algo acontecer de ruim, vão dizer: "Eu sabia, ele é negro!". Eleger uma presidente negro, não faz dos EUA um país melhor ou país mais evoluído, pelo contrário. Nós elegemos um metalurgico, semi alfabetizado e isso não fez de nós um país melhor. Apenas fez o mundo olhar para nós.
Vamos ver as diferenças:
Biografia de Barack Obama

Barack Hussein Obama Jr. nasceu em 4 de agosto de 1961, em Honolulu, Havaí. Sua mãe, Ann Dunham (mulher branca nascida no Kansas e filha de um veterano da 2ª Guerra Mundial), e seu pai, Barack Obama (um queniano negro, filho de um pastor de cabras), conheceram-se enquanto se matriculavam na Universidade do Havaí. Divorciaram-se quando o filho ainda era criança. Depois disso, o pai do menino trocou o Havaí por Harvard e acabou voltando para o Quênia, onde trabalhou como economista de uma consultora de petróleo [fonte: Chicago Sun-Times (em inglês)].
Ann se casou de novo e se mudou com o filho para a casa de seu segundo marido, na Indonésia. Lá, Obama estudou durante dois anos em uma madrassa, escola tradicional muçulmana. Embora tenha freqüentado a escola apenas dos 6 aos 8 anos de idade, a experiência de Obama na madrassa se tornou a base dos rumores de que ele é muçulmano.
Durante sua campanha presidencial de 2008, um e-mail sobre Obama começou a circular focando a atenção em seu histórico muçulmano. O e-mail, em que Obama é pintado como um muçulmano radical, sugere que ele seja uma marionete dos terroristas. Esse e-mail foi categoricamente ridicularizado como uma falsa afirmação pelo site de referências de lendas urbanas, Snopes.com.
Obama retornou ao Havaí e foi criado por seus avós até sua mãe voltar aos Estados Unidos depois do divórcio do segundo casamento. Obama freqüentou o Occidental College, uma escola preparatória em Los Angeles a qual se referiu como "uma escola preparatória chique" em uma entrevista para a revista Time. Ele se formou na Columbia University em 1983 com bacharelado em ciências políticas [fonte: The Des Moines Register (em inglês)].
Em sua autobiografia de 1996, "Dreams from My Father", Obama revelou que durante a adolescência e na faculdade, experimentou maconha e cocaína [fonte: Washington Post (em inglês)]. Quando Steve Kroft, do "60 Minutes", perguntou se ele estava arrependido de assumir isso, Obama respondeu: "Não. Você sabe, não estou" [fonte: CBS News (em inglês)]. Ele iniciou sua primeira tentativa de parar de fumar cigarros em 2007, após prometer à esposa que ele os trocaria por chicletes de nicotina para acabar com o vício [fonte: ABC News (em inglês)].
Após a formatura em Columbia, em 1985, ele se mudou para Chicago. Lá, começou a se envolver com grupos não-lucrativos da igreja que forneciam habitação e apoio às famílias pobres da cidade [fonte: Barack Obama.com (em inglês)].
Depois, foi para a Escola de Direito de Harvard, onde recebeu seu Doutorado em 1991 [fonte: Religião e Política (em inglês)]. Em Harvard, Obama foi o primeiro presidente negro da Harvard Law Review. Ele supervisionava um jornal mensal direcionado aos estudantes que publica cerca de 2.000 páginas por edição [fonte: Harvard Law Review (em inglês)].
Obama se casou em 1992 com Michelle Robinson, uma veterana da Harvard Law. Os dois se conheceram na firma de advocacia de Chicago onde trabalhavam.
Em 1998, o candidato se juntou ao United Church of Christ de Chicago, após ter sido criado fora da religião de sua mãe, a qual ele descreveu como uma "testemunha solitária de um humanismo secular" [fonte: Chicago Sun-Times (em inglês)]. Pouco tempo depois, Mahalia, sua primeira filha, nasceu (em 1999). Sua segunda filha, Natasha, chegou em 2001.
Além de praticar a advocacia, Obama também atuou como palestrante júnior sobre leis na Escola de Direito da Universidade de Chicago [fonte: Universidade de Chicago (em inglês)]. Além de "Dreams from My Father," Obama também publicou o bestseller "The Audacity of Hope" em 2006.
Biografia Luiz Inácio Lula da Silva
Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em 27 de outubro de 1945, na cidade de Garanhuns, interior de Pernambuco. Casado com Marisa Letícia, desde 1974, tem cinco filhos. Lula, por sua vez, é o sétimo dos oito filhos de Aristides Inácio da Silva e Eurídice Ferreira de Mello. Em dezembro de 1952, a família de Lula migrou para o litoral paulista, viajando 13 dias num caminhão "pau de arara". Foi morar em Vicente de Carvalho, bairro pobre do Guarujá.
Foi alfabetizado no Grupo Escolar Marcílio Dias. Em 1956, a família mudou-se para São Paulo, passando a morar num único cômodo, nos fundos de um bar, no bairro de Ipiranga. Aos 12 anos de idade, Lula conseguiu seu primeiro emprego numa tinturaria. Também foi engraxate e office-boy.
Com 14 anos, começou a trabalhar nos Armazéns Gerais Columbia, onde teve a Carteira de Trabalho assinada pela primeira vez. Lula transferiu-se depois para a Fábrica de Parafusos Marte e obteve uma vaga no curso de torneiro mecânico do Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem Indústrial. O curso durou 3 anos e Lula tornou-se metalúrgico.
A crise após o golpe militar de 1964 levou Lula a mudar de emprego, passando por várias fábricas, até ingressar nas Indústrias Villares, uma das principais metalúrgicas do país, localizada em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Trabalhando na Villares, Lula começou a ter contato com o movimento sindical, por intermédio de seu irmão José Ferreira da Silva, mais conhecido por Frei Chico.
Em 1969, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema fez eleição para escolher uma nova diretoria e Lula foi eleito suplente. Na eleição seguinte, em 1972, tornou-se primeiro-secretário. Em 1975, foi eleito presidente do sindicato com 92 por cento dos votos, passando a representar 100 mil trabalhadores.
Lula deu então uma nova direção ao movimento sindical brasileiro. Em 78, Lula foi reeleito presidente do sindicato e, após 10 anos sem greves operárias, ocorreram no país as primeiras paralisações. Em março de 79, 170 mil metalúrgicos pararam o ABC paulista. A repressão policial ao movimento grevista e a quase inexistência de políticos que representassem os interesses dos trabalhadores no Congresso Nacional fez com que Lula pensasse pela primeira vez em criar um Partido dos Trabalhadores.
O Brasil atravessava, então, um processo de abertura política lenta e gradual comandada pelos militares ainda no poder. Em 10 de fevereiro de 1980, Lula fundou o PT, juntamente com outros sindicalistas, intelectuais, políticos e representantes de movimentos sociais, como lideranças rurais e religiosas. Em 1980, nova greve dos metalúrgicos provocou a intervenção do Governo Federal no sindicato e a prisão de Lula e outros dirigentes sindicais, com base na Lei de Segurança Nacional. Foram 31 dias de prisão.
Em 1982 o PT já estava implantado em quase todo o território nacional. Lula liderou a organização do partido e disputou naquele ano o Governo de São Paulo. Em agosto de 83, participou da fundação da CUT – Central Única dos Trabalhadores. Em 84 participou, como uma das principais lideranças, da campanha das "diretas-já" para a Presidência da República. Em 1986, foi eleito o deputado federal mais votado do país, para a Assembléia Constituinte.
O PT lançou Lula para disputar a Presidência da República em 1989, após 29 anos sem eleição direta para o cargo. Perdeu a disputa, no segundo turno, por pequena diferença de votos, mas dois anos depois liderou uma mobilização nacional contra a corrupção que acabou no "impeachment" do presidente Fernando Collor de Mello. Em 1994 e 1998, Lula voltou a se candidatar a presidente da República e foi derrotado por Fernando Henrique Cardoso.
Desde 1992, Lula atua como conselheiro do Instituto Cidadania, uma organização não-governamental criada após a experiência do Governo Paralelo, voltado para estudos, pesquisas, debates, publicações e principalmente formulação de propostas de políticas públicas nacionais, bem como de campanhas de mobilização da sociedade civil rumo à conquista dos direitos de cidadania para todo o povo brasileiro.
Na última semana de junho de 2002, a Convenção Nacional do PT aprovou uma ampla aliança política (PT, PL, PCdoB, PCB e PMN) que teve por base um programa de governo para resgatar as dívidas sociais fundamentais que o país tem com a grande maioria do povo brasileiro. O candidato a vice-presidente na chapa era o senador José Alencar, do PL de Minas Gerais.
Em 27 de outubro de 2002, aos 57 anos de idade, com quase 53 milhões de votos, Luiz Inácio Lula da Silva é eleito Presidente da República Federativa do Brasil.
Em 29 de outubro de 2006, Luiz Inácio Lula da Silva se reelege Presidente da República com mais de 58 milhões de votos (60, 83% dos votos válidos) vencendo em segundo turno o candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Geraldo Alckmin.
FALAR O QUÊ
MAIS UMA VEZ USO O QUE FOI DITO
EM UM PROGRAMA DE TELEVISÃO
"CADA POVO TEM O PRESIDENTE QUE MERECE"

Nenhum comentário: