segunda-feira, 1 de outubro de 2007

CONGONHAS TAMBÉM MORREU OU RENASCEU?

A queda do avião da TAM em São Paulo além de causar a morte de 199 pessoas, causa também a morte de Congonhas. Claro que fui pesquisar um pouco mais sobre o aeroporto de São Paulo e descobri algumas particularidades. São 71 anos de história.
" O nome Aeroporto de Congonhas é uma homenagem ao Visconde de Congonhas do Campo, Lucas Antônio Monteiro de Barros (1823-1851), primeiro governante da Província de São Paulo após a Independência do Brasil (1822). Congonhas é o nome de um tipo de erva-mate muito comum em Minas Gerais, na região onde se situa Congonhas do Campo, cidade natal de Monteiro de Barros. O Aeroporto de Congonhas foi planejado em 1936, depois que uma enchente do Rio Tietê alagou e interditou por vários meses o Aeroporto do Campo de Marte. A construção de um novo aeroporto foi a solução para o problema.
A área onde Congonhas está localizado foi escolhida por suas condições naturais: visibilidade, drenagem e terreno desocupado e plano, que permitiria a construção de quatro pistas. Além disso, naquela época, estar bastante distante do centro urbano.
Em 1981, a administração do Aeroporto passou a ser responsabilidade da Infraero. Desde então, ampliações e reformas foram feitas, tanto no terminal de passageiros como nas pistas e pátios, para elevar a eficiência operacional do aeroporto.
Em 1990, Congonhas tornou-se o aeroporto mais movimentado do país. Desde então, o fluxo de passageiros e aeronaves cresceu sistematicamente, o que tornou necessário reformá-lo para atender ao aumento da demanda."

Foram 3 acidentes considerados graves:

1963 – 34 pessoas mortas
1996 – 99 pessoas mortas
2007 – 199 pessoas mortas.

A culpa não é do Aeroporto de Congonhas, que devia sim ser tombado como patrimônio da Cidade de São Paulo. A culpa é da ganância das empresas aéreas, da má administração da INFRAERO que se preocupou em reformar os estacionamentos e do governo pela simples omissão de algo que era visível. Agora com os olhos voltados para o céu, Congonhas pode enfim descansar e renascer.

Nenhum comentário: